Lançamento Oblíquo

Atividade de simulação

Objetivo: Estudar os movimentos e sua relação de independência aplicada ao lançamento 2D.

Considere que dois projetos são lançados simultaneamente de A e B. Na figura é mostrado o trajeto e de onde são lançados os projetos.

Sabendo que o projétil A é lançado da posição H, medida a partir do solo, com inclinação de 53°, e com velocidade υA, colidindo no ponto P com o projétil B, que é lançado com velocidade 56,56 m/s e inclinação 45°, determine o valor da velocidade de A υA e a altura H.

No Geogebra

1 – Usando os valores calculados simule o movimento dos projéteis e determine o tempo do movimento, do lançamento até a colisão entre os blocos.

2 – Crie o controle deslizante para representar o tempo (0 t tc), onde tc é o tempo decorrido desde o lançamento dos projéteis até o ponto de colisão.

3 – Escreva no campo de entrada do Geogebra os valores da velocidade inicial de A υA, velocidade inicial de B υB, posições iniciais de A (xiA, yiA) e B (xiB, yiB), lembre-se que altura do lançamento é H = yiA e os ângulos de lançamento de A e B, θA e θB e a gravidade g.

4 – Escreva as equações de trajetória de cada partícula e transmita para o campo de entrada do Geogebra, escrevendo uma função para cada partícula, fA(x) e fB(x).

5 – Escreva as funções horárias da posição de cada partícula A(xA, yA) e B(xB, yB).

6 – Crie dois pontos e atribua às coordenadas dos pontos as funções horárias das partículas.

7 – Teste a simulação.